A "máquina" montada por Lucien Favre que se auto-destruiu.


Fonte: Doentes por Futebol
O Borussia Dortmund, vinha com nova intenção para esta época, de impedir de o Bayern continuar com a sua hegemonia na Alemanha. E em Maio de 2018, chegou Lucien Favre, treinador suiço, que já tinha passado por outro Borussia, o Borussia M'gladbach.

O treinador suiço, quis implementar um futebol altamente atacante, na equipa alemã, e no ínicio foi um sucesso autêntico, porque nos 15 jogos iniciais da equipa alemã, na Bundesliga, alcançou um registo muítissimo bom: 12 vitórias e apenas 3 empates, alcançando então um 1ºlugar na tabela na frente do todo poderoso Bayern de Munique, que estava a fazer uma época aquém das expetativas.

A verdade é que os contos de fada não duram para sempre, e na 2ªparte do campeonato, a equipa começou a desgastar-se, devido ao futebol altamente exigente de Lucien Favre, e a começar a ver o Bayern em crescendo e aproximar-se cada vez mais do Dortmund. E em Fevereiro deste ano, o Dortmund somou empates com o Frankfurt, Hoffenheim, uma derrota pesada com o Tottenham que viria a resultar na eliminação na Liga dos Campeões (3-0) e que na segunda mão não conseguiu reverter. e ainda mais um empate com o Nuremberga, e a derrota com o Augsburg já em Março, e já neste mês sofreu uma goleada em pleno Allianz Arena por 5-0, pelo grande rival (Bayern Munique), nesta luta pelo título, na Bundesliga, o que permitiu ainda por cima, o Bayern colocar-se na frente de forma isolada com mais 2 pontos que o Borussia Dortmund. A verdade é que o Borussia, neste momento ainda continua com menos 2 pontos que o Bayern, quando faltam 3 jornadas para o término do campeonato, e os últimos 3 jogos não serão nada fáceis com deslocações a Bremen e a M'gladbach, e o jogo em casa frente ao Dusseldorf. Vamos esperar para ver, o que acontece nestas últimas 3 jornadas na Bundesliga. Bayern ou Dortmund?

Agora vamos analisar, como Lucien Favre montou esta máquina, de um teor atacante impressionante, e que impressionou a Europa do futebol:


  • Primeiramente, esta equipa, criava muito jogo pelas alas, criando perigo através da velocidade dos seus jogadores e que Lucien Favre utitlizou muito bem. 
  • Transições ofensivas letais, rapidíssimas, e que com 2 ou 3 toques o Dortmund já estava na grande área adversária
  • Marco Reus e Jadon Sancho, eram os principais intervenientes no jogo de ataque de Lucien Favre, porque eram jogadores, com um poder de velocidade enorme, com uma grande qualidade técnica e que garantia ao treinador suiço um poder de ataque na equipa do Dortmund fortíssimo
  • Bolas em profundidade para as alas, através da grande qualidade dos centrais e médios do Borussia Dortumd que eram fortes na contrução de jogo, o que permitia colocar bolas em profundidade para as alas sem qualquer tipo de problema, e casos disso eram os médios Axel Witsel, Delaney, Julian Weigl, e os centrais Diallo, Zagadou. 
  • Para as transições ofensivas serem letais, a equipa tinha como principal arma, o Axel Witsel, que era e é fundamental, nessa ação
  • Pressão alta sobre o portador da bola, para a recuperar rapidamente e lançar a bola para as alas



Aqui vemos a recuperação de bola, e a transição ofensiva letal da equipa de Dortmund

Mais uma recuperação de bola. agora em zonas adiantadas no terreno....

Aqui uma situação diferente, em que é "acionado" o passe longo para Jadon Sancho. e que este finaliza, com categoria, e a aproveitar a velocidade impressionante dos seus jogadores

Marco Reus e Jadon Sancho, as principais figuras atacantes deste Dortmund a "fabricarem" este golo. E mais uma vez, o aproveitamento do jogo exterior dos alemães a fazer sucesso. 

E aqui mais uma vez, o jogo atacante dos alemães pelas alas, com Axel Witsel e Paco Alcacer a serem também protagonistas neste golo

Aqui mostrei, alguns golos do Dortmund nesta temporada, potenciados por Lucien Favre, e como podem constatar é demasiado evidente a proposta de jogo, pelo treinador suiço nesta equipa do Dortmund, que no ínicio resultou muito bem, mas que o declínio começou a surgir na 2ºfase da temporada. 

Declínio esse que, como já referenciei, o modelo de jogo é altamente exigente, os jogadores corriam km's e km's e isso desgastava-os muito e a proposta de jogo altamente atacante, e a intensa pressão sobre o portador da bola, fazia com que equipas que soubessem, "saltar" linhas de pressão feitas pelo Dortmund, podiam criar perigo sobre os comandados de Lucien Favre, e isso foi também um motivo para o declínio da equipa alemã....

E foi também uma máquina que se auto-destruiu, pelo que vimos, pela maneira como o Dortmund se desgastou imenso com este estilo de jogo.
Espero que gostem, desta minha pequena análise ao Borussia Dortmund de Lucien Favre! 

Comentários

Mensagens populares